VEÍCULOS E FORMAÇÃO

Ensino e Examinação da Condução

A AMT tem o compromisso de promover a investigação sobre os diversos mercados dos transportes, bem como, monitorizar e acompanhar as atividades nesses mercados, assegurando um elevado nível de conhecimento que lhe permita a observação e avaliação rigorosas e permanentes, contribuindo para a melhoria dos processos de decisão.

Nesse contexto, a AMT divulga uma nota estatística com um conjunto de informação de caracterização do setor do ensino e examinação da condução, assente, em grande medida no número de provas teóricas e práticas realizadas.

Assim, o documento contempla o seguinte:

  • Uma quantificação da atividade do ensino da condução, debruçando-se sobre o número de provas realizadas e as taxas de reprovação, bem como a evolução ao longo do período em análise. Essa análise desdobra-se, pelas categorias de carta de condução, faixas etárias dos examinados e pelas regiões (NUTSIII);
  • Uma análise à estrutura de mercado, ou seja, ao número de escolas (estabelecimentos) em atividade, bem como o número de empresas existentes em cada concelho e em cada região e a concentração da atividade nas duas maiores empresas; e
  • Um capítulo relativo à atividade de examinação da condução através da análise da distribuição das provas pelos centros de exame e pelas respetivas entidades gestoras.

Este documento foca-se nos anos de 2019 a 2022 e na sua elaboração, para além da informação recolhida pelo Observatório da AMT, foram utilizados, maioritariamente, dados do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT), tendo sido igualmente utilizados dados dos Censos 2021, do Instituto Nacional de Estatística (INE).