MARÍTIMO-PORTUÁRIO

Resumo da Atividade Mensal Portuária I

Os dados estatísticos relativos à atividade portuária utilizados nestes relatórios dinâmicos foram disponibilizados pelas Administrações Portuárias (AP), sendo o seu tratamento e análise da responsabilidade da AMT.

A partilha dos dados mensais é feita de forma periódica, condicionada à disponibilidade estatística das AP. Os dados mais recentes têm natureza provisória, especialmente os da APL, referentes aos anos de 2021 e de 2022, pelo que serão retificados logo que as AP reportem os dados finais.

Os elementos relativos à carga contentorizada e à carga ro-ro, através de contentores, não refletem a estrutura do levantamento estatístico previsto na Diretiva 2009/42/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 6 de maio (Diretiva Marítima), por incluírem na respetiva tonelagem as taras dos contentores e unidades ro-ro. Também o movimento de navios inclui algumas tipologias não abrangidas pela Diretiva.

Estes relatórios mostram os dados do mês selecionado, bem como o valor acumulado desde o início do ano. É possível escolher um qualquer mês, bem como apenas um ou mais portos.

Resumo da Atividade Mensal Portuária II

Movimento de Carga por Porto e por Tipo de Carga

Neste relatório dinâmico é apresentado o detalhe das mercadorias movimentadas por porto e por tipo de carga.

A agregação dos dados por tipo de carga é inspirada na classificação que consta da Diretiva Marítima. Nesse sentido, foi criada uma categoria, que se designou de carga geral, que se subdivide por carga contentorizada, ro-ro e fraccionada (outra carga geral).

No entanto, os dados relativos à carga contentorizada e à carga ro-ro incluem o peso da tara dos contentores e das unidades ro-ro.

Na tabela apresentada no relatório é possível desdobrar cada uma das linhas para obter um maior detalhe.

Movimento Geral de Carga

Este relatório dinâmico segue o mesmo racional dos relatórios anteriores desta secção. Neste caso é apresentada uma tabela com a evolução anual da carga movimentada por porto e gráficos com os valores dos 12 meses anteriores ao mês selecionado, bem como a variação homóloga com o mesmo mês do ano anterior.

Na tabela é possível começar no porto e desdobrar cada uma das linhas para obter o detalhe por tipo de carga.

Conforme já foi referido, e à semelhança dos restantes relatórios dinâmicos desta secção, os dados relativos à carga contentorizada e à carga ro-ro incluem o peso da tara.

Movimento Geral de Contentores

Neste relatório dinâmico é apresentada a evolução anual de contentores por porto (tabela) e gráficos com os valores dos 12 meses anteriores ao mês selecionado, bem como a variação homóloga com o mesmo mês do ano anterior.

Os dados são apresentados em TEU, do inglês Twenty-foot Equivalent Unit (Unidade Equivalente a Vinte Pés), unidade estatística baseada num contentor ISO com 20 pés de comprimento (6,10 m) que serve de medida normalizada de volume de contentores com diversas capacidades, sendo utlizada, igualmente, para descrever a capacidade de navios porta-contentores ou de terminais. Um contentor ISO com 20 pés é igual a 1 TEU. Um contentor ISO de 40 pés é igual a 2 TEU.

Os dados incluem a movimentação de contentores embarcados e desembarcados nos portos com destino à zona geográfica terrestre (hinterland), bem como, as operações de movimentação de contentores referentes ao transbordo entre embarcações (transhipment). No caso das operações de transhipment são registadas as operações de desembarque (da embarcação para o porto) e as de embarque (do porto para outra embarcação).

O porto de Sines é aquele onde os movimentos de transhipment assumem maior expressão, correspondendo a 2/3 dos TEU movimentados nesse porto, o que correspondendo a mais de 90% do total dos TEU movimentados em operações desse género em Portugal Continental.

Movimento Geral de Navios

Este relatório dinâmico permite perceber a evolução anual do número de escalas de navios por porto (tabela), bem como, gráficos com os valores dos 12 meses anteriores ao mês selecionado, bem como a variação homóloga com o mesmo mês do ano anterior. Nestes dados são consideradas várias tipologias de navios, designadamente, os navios de passageiros de cruzeiros. Não inclui os navios relativos ao transporte em vias navegáveis interiores (transporte fluvial).