VIAS NAVEGÁVEIS

Oferta Anual de Transporte

Este relatório dinâmico permite efetuar uma caracterização da oferta anual de transporte em (i) rios, (ii) outras vias navegáveis interiores (por exemplo, rias) e (iii) vias navegáveis marítimas, nomeadamente ligações entre ilhas, ou entre o continente e ilhas, dos arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Berlengas.

Os gráficos representam a evolução dos totais anuais de travessias efetuadas, Km percorridos e lugares-km oferecidos. A tabela apresenta as supressões, discriminadas por motivo. Os filtros na parte superior do relatório permitem filtrar os visuais mencionados por via navegável, por operador e por carreira.

No mapa podem ser localizadas geograficamente as carreiras correspondentes à seleção efetuada.

O relatório dinâmico permite verificar, por exemplo, o impacto da pandemia COVID-19 na oferta de transporte fluvial – nas carreiras do Rio Tejo, de 2019 para 2020, a oferta desceu -6% em termos de travessias realizadas e -32% em termos de lugares-km. No ano de 2021 observou-se uma ligeira recuperação da oferta.

Procura Anual de Transporte

Este relatório dinâmico permite efetuar uma caracterização da procura anual de transporte em (i) rios, (ii) outras vias navegáveis interiores (por exemplo, rias) e (iii) vias navegáveis marítimas, nomeadamente ligações entre ilhas, ou entre o continente e ilhas, dos arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Berlengas.

Os gráficos representam a evolução dos totais anuais de títulos vendidos, passageiros e passageiros-km transportados.

O gráfico abaixo apresenta os passageiros e os veículos ligeiros (quando aplicável) transportados. Os filtros na parte superior do relatório permitem filtrar os visuais mencionados por via navegável, por operador e por carreira.

No mapa podem ser localizadas geograficamente as carreiras correspondentes à seleção efetuada.

O relatório dinâmico permite verificar, por exemplo, o impacto Pandemia COVID-19 na procura de transporte fluvial – nas carreiras do Rio Tejo, de 2019 para 2020, a procura desceu -44% em termos de passageiros transportados e -42% em termos de lugares-km.