TRANSPORTE FERROVIÁRIO

Oferta Anual de Transporte

Este relatório reflete os principais indicadores anuais da oferta de transporte ferroviário de passageiros, com dados provenientes dos operadores de transporte CP e Fertagus.

Os serviços públicos de transporte ferroviário de passageiros em Portugal são, atualmente, prestados pelos operadores CP e Fertagus. A CP explora os seguintes serviços de transporte de passageiros:

  • Longo-curso (serviços “Intercidades”, “Alfa Pendular” e Internacional);
  • Regionais e Inter-regionais;
  • Urbanos e suburbanos de Lisboa que ligam Lisboa a Azambuja, Sintra, Setúbal (Praias do Sado) e Cascais;
  • Urbanos e suburbanos do Porto que ligam o Porto a Aveiro, Caíde, Braga e Guimarães.

A Fertagus explora o serviço público de transporte suburbano no Eixo Ferroviário Norte-Sul entre as estações de Setúbal e Roma-Areeiro (Lisboa).

Não obstante ambas as empresas terem direitos exclusivos nos serviços de transporte público de passageiros que exploram, entre as estações de Setúbal e Pinhal Novo (4 estações, 13 km) e entre as estações de Campolide e Roma-Areeiro (4 estações, 4 km) os passageiros podem optar por um dos dois operadores, uma vez que ambos exploram serviços de transporte ferroviário urbano de passageiros nestes troços.

O número de comboios representa o número de serviços de transporte ferroviário realizados e os comboios-quilómetro (CKm) representam os quilómetros totais realizados nesses serviços. Em nenhum dos indicadores são consideradas as marchas (comboios que circulam vazios, isto é, fora de serviço, por exemplo para efeitos de formação ou de e para os locais de parqueamento) e por essa razão poderá existir alguma discrepância nos valores do CKm relativamente aos apresentados nos relatórios publicados pela AMT.

Os lugares-quilómetro (LKm) corresponde ao número de lugares disponibilizado multiplicados pelos quilómetros realizados e a sua divisão pelos CKm permite saber a lotação média dos comboios e verificar que os transportes urbanos da Fertagus são os que têm maior lotação média.

Procura Anual de Transporte

Este relatório apresenta os principais indicadores da procura do transporte ferroviário de passageiros, designadamente, o número de passageiros (o n.º de viagens realizadas), o número de passageiros-quilómetros, que corresponde a todos os quilómetros realizados por todos os passageiros.

Adicionalmente, é calculada a lotação média por comboio, bem como a taxa de ocupação para cada um dos serviços, podendo a informação ser selecionada apenas para um dos operadores de transporte ferroviário de passageiros ou para os dois, CP e Fertagus.

Tarifas

Este relatório dinâmico evidencia a base tarifária média para cada um dos serviços, podendo ser selecionado nos filtros a informação de cada um dos operadores de serviço de transporte ferroviário de transportes, CP e Fertagus.

A base tarifária média resulta da divisão entre as receitas tarifárias (sem IVA) dos operadores, incluindo, as compensações tarifárias (e.g. as compensações relativas aos passes intermodais e aos passes 4_18, sub23 e Social +) e os passageiros-quilómetro, e reflete a receita que os operadores recebem, em média, por cada quilómetro que um passageiro percorre. O custo direto para os utilizadores, para o cálculo do qual teria de ser retirado o valor das compensações tarifárias. Para o cálculo do custo direto para os utilizadores, teria de ser retirado o valor das compensações tarifárias.