Apresenta-se sumariamente o sistema de Metro do Sul do Tejo. A tabela apresenta a evolução, ao longo dos últimos anos, de um conjunto de indicadores de procura, oferta e de investimento associados ao metro em questão, sendo possível visualizar a sua desagregação por cada uma das linhas.
O mapa representa geograficamente a rede de metro, permitindo selecionar uma linha, ou várias, filtrando os valores da tabela. Os gráficos em baixo permitem analisar a procura e a oferta ao nível das linhas ou dos troços (i.e., segmentos de linha entre duas estações consecutivas). Caso se selecione um indicador dentro do separador “Troços”, o mapa assume uma escala de cores que traduz a variação da magnitude desse indicador ao longo da rede.
O Metro do Sul do Tejo, concretizado em regime de parceria público-privada (do tipo "DBOFM - Design, Build, Operate, Finance, Maintain"), é explorado pela Metro Transportes do Sul, S.A., detida por acionistas privados, com destaque para o Grupo Barraqueiro. O prazo da concessão é de 30 anos decorrendo entre dezembro de 2002 e dezembro de 2032. No final de 2022, a extensão da rede era de 11,8 km distribuída por 3 linhas e por 19 estações (15 das quais servindo mais que uma linha) servindo 3 concelhos: Almada (17 estações) e Seixal (2).