Nota Estatística - Ensino e Examinação da Condução

A presente nota estatística apresenta um conjunto de informação de caracterização do setor do ensino e examinação da condução, assente, em grande medida no número de provas teóricas e práticas realizadas. Assim, o documento contempla o seguinte:

  • Uma quantificação da atividade do ensino da condução, debruçando-se sobre o número de provas realizadas e as taxas de reprovação, bem como a evolução ao longo do período em análise. Essa análise desdobra-se, pelas categorias de carta de condução, faixas etárias dos examinados e pelas regiões (NUTSIII);
  • Uma análise à estrutura de mercado, ou seja, ao número de escolas (estabelecimentos) em atividade, bem como o número de empresas existentes em cada concelho e em cada região e a concentração da atividade nas duas maiores empresas;
  • Um capítulo relativo à atividade de examinação da condução através da análise da distribuição das provas pelos centros de exame e pelas respetivas entidades gestoras.

Este documento foca-se nos anos de 2019 a 2022 e na sua elaboração, para além da informação recolhida pelo Observatório da AMT, foram utilizados, maioritariamente, dados do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT), tendo sido, igualmente utilizados dados dos Censos 2021, do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), ao abrigo dos seus Estatutos e considerando as suas atribuições, competências e poderes no âmbito do Decreto-Lei n.º 78/2014, de 14 de maio, enquanto entidade reguladora independente, tem como objetivos estratégicos contribuir para a conceção e implementação de políticas públicas de mobilidade sustentável e promover uma literacia da mobilidade. Tais objetivos concretizam-se, designadamente, através da divulgação de estudos e análises estatísticas que promovam o conhecimento de matérias da mobilidade por parte de especialistas e dos cidadãos, contribuindo para um debate informado e baseado em evidências.

Nota Estatística – Ensino e Examinação da Condução, 2019-2022

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