Neste relatório é apresentada uma análise de benchmarking com outros países europeus relativamente de um conjunto alargado de indicadores relacionados com a infraestrutura ferroviária relacionados com a extensão, densidade de utilização e as taxas pagas.
Os dados utilizados para efeitos de benchmarking são os dos relatórios anuais de monitorização do mercado realizados pelo IRG-Rail (Independent Regulators' Group - Rail), sendo o último publicado o "11th Annual Market Monitoring Report", que se reporta ao ano de 2021. Os dados são apresentados de duas formas distintas: uma em comparação com os países do IRG-Rail e outra em comparação com os países da União Europeia. Ainda assim, os filtros permitem que sejam apresentados outros grupos de países, ou apenas um, se assim se pretender. Nem todos os países reportaram todos os dados pelo que existem algumas lacunas na informação.
No “card” superior do relatório são apresentadas (para o indicador selecionado): (i) o rácio entre o valor nacional e o do país apresentando o valor mais elevado, (ii) a média europeia e (iii) o rácio o valor nacional e a média europeia.
O IRG-Rail é um grupo composto pelas autoridades reguladoras do mercado ferroviário de 30 países europeus. Tem como principal objetivo facilitar a criação de um mercado único ferroviário na Europa assente nos vetores da competitividade, eficiência e sustentabilidade. Este organismo permite a cooperação e a partilha de conhecimento e de boas práticas entre os seus membros. O seu enfoque incide, principalmente, sobre 4 áreas de trabalho: (i) o acesso à utilização da infraestrutura, (ii) o sistema de taxação de utilização da infraestrutura, (iii) propostas legislativas em desenvolvimento e (iv) o acompanhamento e monitorização do mercado ferroviário. Durante o ano de 2019, a AMT assumiu a presidência do IRG-Rail, depois de ter assumido a vice-presidência em 2018.
Aceda à página oficial do IRG-Rail.