A presente nota estatística analisa o mercado ferroviário nacional nas seguintes dimensões: (i) a Rede Ferroviária Nacional, em termos da sua extensão, eletrificação e utilização da capacidade, (ii) o transporte ferroviário de passageiros, em termos de cobertura geográfica, procura, oferta e taxas de ocupação, (iii) o transporte ferroviário de mercadorias, em termos de procura, oferta e tipo de mercadorias transportadas, bem como (iv) a qualidade do serviço, em termos de regularidade, pontualidade e reclamações. Os dados provêm de uma recolha de informação efetuada pela AMT anualmente junto do gestor de infraestruturas (a IP, S.A.) e dos operadores ferroviários em atividade.
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), no âmbito das suas atribuições de monitorização e supervisão dos mercados da mobilidade e dos transportes, divulga a presente nota estatística, que se refere ao transporte ferroviário de passageiros e de mercadorias em Portugal, sendo os dados relativos aos anos 2019-2022.
A ferrovia constitui um pilar fundamental no sistema de transportes nacional, desempenhando um papel crucial não só na mobilidade diária de passageiros nos grandes centros urbanos, mas também nas deslocações de âmbito regional, de longa distância e até internacional. No transporte de mercadorias, a ferrovia assume-se como uma alternativa eficiente ao (amplamente dominante) transporte rodoviário, promovendo a ligação dos portos marítimos aos terminais logísticos do hinterland e à rede europeia. No contexto atual, a relevância da ferrovia tem vindo a ser reforçada pelo reconhecimento do papel chave que se espera que este modo de transporte venha a desempenhar nos esforços internacionais com vista à descarbonização dos transportes, no âmbito da prossecução das metas climáticas acordadas. De facto, o transporte ferroviário assume-se como uma alternativa mais sustentável ambientalmente ao modo rodoviário – bem como, dentro de certas distâncias, ao modo aéreo – potenciando um contributo importante para a redução das emissões de gases do efeito de estufa.