Evolução do Movimento Geral de Contentores

Neste relatório dinâmico é apresentada a evolução anual de contentores por porto (tabela) e gráficos com os valores dos 12 meses anteriores ao mês selecionado, bem como a variação homóloga com o mesmo mês do ano anterior.

Os dados são apresentados em TEU, do inglês Twenty-foot Equivalent Unit (Unidade Equivalente a Vinte Pés), unidade estatística baseada num contentor ISO com 20 pés de comprimento (6,10 m) que serve de medida normalizada de volume de contentores com diversas capacidades, sendo utlizada, igualmente, para descrever a capacidade de navios porta-contentores ou de terminais. Um contentor ISO com 20 pés é igual a 1 TEU. Um contentor ISO de 40 pés é igual a 2 TEU.

Os dados incluem a movimentação de contentores embarcados e desembarcados nos portos com destino à zona geográfica terrestre (hinterland), bem como, as operações de movimentação de contentores referentes ao transbordo entre embarcações (transhipment). No caso das operações de transhipment são registadas as operações de desembarque (da embarcação para o porto) e as de embarque (do porto para outra embarcação).

O porto de Sines é aquele onde os movimentos de transhipment assumem maior expressão, correspondendo a 2/3 dos TEU movimentados nesse porto, o que correspondendo a mais de 90% do total dos TEU movimentados em operações desse género em Portugal Continental.

Relacionado