Metro do Porto

Apresenta-se sumariamente o sistema de Metro do Porto. A tabela apresenta a evolução, ao longo dos últimos anos, de um conjunto de indicadores de procura, oferta e de investimento associados ao metro em questão, sendo possível visualizar a sua desagregação por cada uma das linhas.

O mapa representa geograficamente a rede de metro, permitindo selecionar uma linha, ou várias, filtrando os valores da tabela. Os gráficos em baixo permitem analisar a procura e a oferta ao nível das linhas ou dos troços (i.e., segmentos de linha entre duas estações consecutivas). Caso se selecione um indicador dentro do separador “Troços”, o mapa assume uma escala de cores que traduz a variação da magnitude desse indicador ao longo da rede.

O Metro do Porto está concessionado à Metro do Porto, S.A., cujos acionistas são o Estado, os municípios da AMP e algumas empresas públicas de transportes (STCP e CP). O contrato de concessão estabelece a duração até ao final de 2024. A Metro do Porto, S.A. tem, por sua vez, o serviço público de transporte e os serviços de manutenção subconcessionados, até março de 2025, à Viaporto, Lda., detida pelo Grupo Barraqueiro. Entre 2010 e 2018, a subconcessão esteve entregue à empresa Prometro, S.A., liderada, igualmente, pelo Grupo Barraqueiro. No final de 2022, a extensão da rede era de 66,7 km distribuída por 6 linhas e por 82 estações (19 das quais servindo mais que uma linha) servindo 7 concelhos: Porto (24 estações), Matosinhos (18), Vila do Conde (14), Maia (12), Gondomar (7), Vila Nova de Gaia (6) e Póvoa de Varzim (1).

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