Análise Estatística – Transporte Ferroviário em Portugal, 2023

Com a presente análise estatística, a AMT divulga dados relevantes sobre o transporte ferroviário pesado em Portugal, procurando contribuir para a informação de decisores públicos, de stakeholders do setor e dos cidadãos em geral. Os dados provêm da recolha de informação levada a cabo pela AMT anualmente junto das cinco empresas que operam no setor:

  • A empresa Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP), enquanto gestor da infraestrutura ferroviária nacional, empresa detida a 100% pelo Estado Português. A IP resulta da fusão, em 2015, entre (i) a REFER – Rede Ferroviária Nacional, E.P.E. e (ii) a EP – Estradas de Portugal, S.A., assumindo assim em conjunto (mas com separação contabilística) as atividades de gestão das redes rodoviária e ferroviária nacionais (RRN e RFN);
  • A Comboios de Portugal, E.P.E. (CP), detida pelo Estado Português, e a Fertagus – Travessia do Tejo, S.A. (Fertagus), do Grupo Barraqueiro, enquanto operadores de transporte ferroviário de passageiros;
  • A Medway – Operador Ferroviário de Mercadorias, S.A. (Medway), do grupo MSC, e a Captrain Portugal, S.A. (Captrain), detida pela SNCF, enquanto operadores de transporte ferroviário de mercadorias atualmente em atividade.

Esta síntese retrata os anos de 2021 a 2023, com enfoque neste último ano, não obstante existirem alguns indicadores cuja análise recua até ao ano de 2019, abarcando assim um exercício antes do período atípico relacionado com a COVID-19.

A análise estatística analisa o mercado ferroviário nas seguintes matérias: (i) a Rede Ferroviária Nacional (RFN), não apenas as suas características físicas, mas também a sua utilização, e evolução das tarifas; (ii) o transporte ferroviário de passageiros, designadamente, a evolução da oferta e da procura por tipo de serviço e operador, bem como a base tarifária média; (iii) o transporte de mercadorias incluindo uma análise da evolução da oferta e da procura, da carga média por comboio e da distância média percorrida por tonelada; e por fim (iv) a qualidade do serviço de transporte de passageiros:  pontualidade, regularidade, evolução do número de reclamações e os motivos das mesmas.

Análise Estatística - Transporte Ferroviário em Portugal, 2023

Relacionado